8 de mar de 2011

PROFETAS E PROFECIAS

PROFETA E PROFECIAS
PARTE 2
PROFECIAS.
A profecia serve a pelo menos dois proposito. O primeiro deles é testificar de Jesus e, assim trazer gloria a ele. “ E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faça tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que tem o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espirito de profecia ‘’ AP: 19; 10.
O segundo proposito da profecia é revelar a vontade de Deus nos acontecimento da historia, particularmente quando ela se refere a:
• Julgamento do Mal.
• Desobrigação de Julgamneto.
• Concessão de Benção
Grande parte da profecia é direta e objetiva, sem ambiguidad, tratando-se de pregação e predição sem qualquer adorno. Nesses casos o contexto imediato, normalmente fornece o pano de fundo para qualquer interpretação MT: 20; 19. No entanto a literatura profetica é, em geral diferente da literatura epistolar e nesses casos não espere um tema firmemente ligado a uma ordem cronologica. Nesse sentido as cenas descrita na literatura profetica são mais comumente associada á dinamica de um sonho: impressões transitorias indo e voltando no tempo e misturando-se entre acontecimentos. E, de fato, Deus usou sonhos ou visões fantasticas para revelar sua mensagem aos profetas. GN: 37; 07.descreve um sonho desse tipo que José teve: ‘’ eis que estavamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e tambem ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho’’ Isaias capt 06 descreve uma visão dada a Isaias: ‘’ no ano em que morreu o rei Uzias eu vi tambem ao Senhor assentado no mais alto e sublime trono; e o seu sequito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas com duas cobria os seus rostos, com duas cobria os seus pés e com duas voavam VERS 01-02. Os profetas recebiam visões quando estavam acordados e sonhos quando dormiam NM: 12; 06.
Em algumas situações os profetas usam o tempo passado ou presente para se referir a um acontecimento futuro, pelo fato de estarem plenamente convicto de seu cumprimento. IS: 09; 06. 53; 06. Em outras ocasiões, a profecia está atrelada á ação de uma pessoa. Jonas por exemplo: profetizou que Deus destruiria Ninive em quarenta dias, mas o Senhor reprimiu sua ira quando o povo se arrependeu. A profecia é apresentada de diversas formas porém estas são as mais comuns:
• Uma declaração do ponto de vista de Deus. AM: 03; 01-08 )
• Uma reprovação ou exortação. Essa forma normalmente traz expressões como ai daqueles esse tipo de profecias exige uma mudança de comportamento po parte da audiencia. HC: 02; 06-08 )
• Ameaças ou promessas. ( MQ: 04; 01 )
As passagens profeticas a seguir são, de um modo geral caracterizada pelos estudiosos como literatura apocaliptica.
• Ezequiel 37; 01-14
• Ezequiel 40-48
• As visões de Daniel nos capitulos 02, 07-08, 10-12.
• Zacarias 01.07-06.08
• O livro de apocalipse.

Continua...

Nenhum comentário: