7 de mar de 2011

PROFETAS E PROFECIAS

PROFETAS E PROFECIAS
PARTE 1
Cerca de 25% da Biblia foram escritos em forma de profecias, o que equivale, em volume a uma porção semelhante ao novo testamento! isso transforma a profecia num assunto extremamente importante para aqueles que desejam entender a Biblia. Este artigo discutirá sobre os Profetas e a Profecia e dará a voçê alguma orientação para a correta interpretação do texto profetico.
PROFETAS.
Diz-se que os Profetas eram tanto vaticinadores quanto videntes. Apesar de normalmente serem considerados anunciadores do futuro, eles passavam a maior parte do tempo proclamando as palavras de Deus á geração deles. porém embora os profetas proclamassem a mensagem de Deus para o presente, era natural que ela tambem refletisse no futuro, á medida que eles se referiam ás ameaças de punição as ás promessas de benção.
O verdadeiro Profeta não cria sua propria profecia; ela vem de Deus, mediante revelação direta. Parece ser esse o significado de 2PE: 01; 20-21. " Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espirito Santo.
Visto que Deus conhece todas as coisas e não mente, a mensagem de uma profecia verdadeira será completamente precisa. De fato, Deus classifica alguem como falso profeta mesmo se apenas uma de suas profecias não se concretizar. " Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor deles" DT: 18; 22.
E se a profecia realmente acontece? isso garante que a profecia é de Deus? Não, não garante " Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodigio, e suceder o tal sinal ou prodigio, de que te houver falado, dizendo: vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-lo;cnão ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prouva, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
DT: 18; 14-19 Nos ajuda a completar a descrição de um Profeta.
O Profeta é diferente de prognosticador ou advinhador ( VERS; 14 )
Deus coloca suas palavras na boca do Profeta. ( VERS: 18 )
O Profeta diz tudo aquilo que Deus lhe manda dizer ( VERS: 18 )
As pessoas devem dar ouvidos á mensagem do Profeta. ( VERS; 19 )
Pode-se dizer que a função dos profetas do antigo testamento era reforçar a lei, ou seja, eles compeliam o povo a obedecer á aliança. Deus fez uma aliança como a nação de Israel e, nos capitulos 28b e 32 de Deuteronomio, ele descreve os beneficios de obedecer á aliança e os prejuizos por não faze-los. O Povo muitas vezes falhava em cumprir toda a aliança, o que quer dizer que os profetas tinham uma vida bastante ocupada. Mais é importante saber que os profetas não inventaram as benção ou as maldições encontradas em seus livros; eles simplismente citaram as condições descritas em Deuteronomio 28-32.


CONTINUA....

Nenhum comentário: