10 de mar de 2011

PROFETAS E PROFECIAS PARTE 3

PROFETAS E PROFECIAS

PARTE 03

Existem várias caracteristicas que distinguem a literatura apocaliptica da rpofecia comum.
• A literatura apocaliptica foi escrita durante tempos politicamente dificeis.
• A literatura apocaliptica é fundamentalmente futurista ou escatologica.
• A literatura apocaliptica faz uso de visões para comunicar a verdade. O autor registrou nessas visões exatamente o que viu e ouviu. “ eu fui arrebatado no espirito no dia do Senhor e ouvi detrás de mim uma grande vóz como de trombeta que dizia. Eu sou o alfa e o omega o primeiro e o derradeiro; eo que vês escreve-o num livro e envia-o ás sete igrejas que estão na ásia; á éfeso e a esmirma e a pérgamo e a tiatira e a sardes e a filadélfia e a laodecia escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer ( AP: 01; 10-11, 19). As visões são frequentemente interpretadas por um anjo ou por Deus ( AP: 01; 20 ). Normalmente as visões são de animais numeros céu ou o mundo sobrenatural. Algumas partes das visões simbolizavam outras coisas ( AP: 01; 20 )
• A literatura apocaliptica apresenta um grande contraste entre o bem e o mal.
• A literatura apocaliptica se concentra mais em nções do que em pessoas.
• A literatura apocaliptica usa a repetição, entre outras coisas, para emfatizar aspectos nacionais.
Por que os profetas faziam um uso tão amplo do simbolismo? Por que eles simplismente não descreviam de modo direto e cronologico as coisas que estavam para acontecer? Pelo menos parte da resposta a essas perguntas reside na capacidade que a forma literaria tem de prender nossa atenção e dominar nossas emoçoes. As visões profeticas normalmente são tão estranhas que agem como um meio de apelar para a nossa forma complacente ou desesperada de enxergar as coisas. Essas visões apontam para o fato de que a historia realmente tem um proposito e está se encaminhando para uma conclusão na qual Deus intervirá para estabelecer aquilo que é certo.
Lembre-se de que essas visões profeticas não tem o intuito de pintar quadros. As visões comunicam idéias, não retrato. Nossa bandeira é um simbolo do nosso país em que cada umas das cores das formas e quantidades de estrelas representa uma determinada coisa e não uma foto dele como aquelas fotos tirada apartir de um satelite. Portanto a descrição de Cristo em apocalipse 01: 16;19. 15;21 na qual uma espada de dois gumes saía de sua boca não quer dizer que Jesus terá essa aparencia quando o virmos ( Imagem ) mas dá a entender o poder que sua palavra terá ( Simbolo )


CONTINUA...

Nenhum comentário: