17 de mar de 2011

PROFETAS E PROFECIAS PARTE 05 FINAL

PROFETAS E PROFECIAS

PARTE 05

7. Verifique se existem outras profecias semelhantes a esta que voçê esta estudando. Por exemplo: o assunto de Daniel 02 é semelhante ao de Daniel 07.

8. Faça distinção entre o simbolico e o literal, entre a profecia e sua interpretaçã. A interpretação não é simbolica e deve ser compreendida literalmente.

9. Presuma que a passagem ou a coisa a que ela se refere seja entendida literalmente, a não ser que seja obvio tratar-se de um simbolo e portanto deva ser interpretado como tal.

10. Interprete literalmente animais, cores, e numeros a não ser que o autor revele tratar-se de comparações mediante o uso de palavras como ‘’tal como’’ ‘’semelhantes’’ ou se sinonimos. Os profetas descrevem visões fantasticas e há momentos em que eles simplesmente não conseguem encontrar termos terrenos para descrever as coisas celestiais .

• ‘’E que estava assentado era na aparencia semelhante a pedra de jaspe e sardonica ; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante a esmeralda’’. Ap. 04;03.

• ‘’ E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro e tinha o terceiro animal o rosto como de homem e o quarto animal era semelhante a uma águia voando’’ Ap. 04;07.

• ‘’ E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e tambem os que saíram vitoriosos da besta e da sua imagem e do seu sinal e do numero do seu nome que estavam junto ao mar de vidro e tinham as harpas de Deus’’ Ap. 15;02.

11. Voçê pode partir da premissa segundo a qual se uma profecia não foi cumpridano passado ela o será no futuro. O cumprimento parcial de uma profecia como a antevisão do ceu presenciada por Pedro Tiago e João na transfiguração de Jesus faz com que Creiamos que o cumprimento das profecias relativas ao reino é mais do que certo é isso que pedro destaca em 2Pe. 01;19-20.

12. Mesmo depois de aplicar esses principios haverá passagens sobre as quais voçê ainda terá duvidas. Use o bom senso para discernir aquilo que está claro no texto daquilo que é apenas conjectura.



FIM!!!

Nenhum comentário: