15 de abr de 2010

O TEMPO DE CANTAR CHEGOU

O TEMPO DE CANTAR CHEGOU
O TEMPO DE CANTAR CHEGOU (Ct 2.12)
Versões:“Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra” (ERC); “E as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas” BLH); “Aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra” (ERA);  “Aparecem as flores na terra; já chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra” (AA);  “As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo, e o canto da rola” (Edição Pastoral – Paulus); 
CANTAR O QUE?
Hinos de louvor a Deus. “Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.” (Sl 47.6); Hinos que anunciem a salvação; “Cantai ao SENHOR em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação.” (1 Cr 16.23); Hinos que anunciem as Obras de Deus “Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos,” (Sl 9.11) Hinos em ação de Graças “Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.” (Sl 147.7); Hinos espirituais. “Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,” (Ef 5.19).


QUEM?
Os santos de Deus. “Cantai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.” (Sl 30.4) Todos os moradores da terra “Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todos os moradores da terra.” (Sl 96.1). Desfazendo um mito Já ouvi alguém dizer para uma moça que acabara de cantar na Igreja: “Deus não recebeu o seu cântico porque você está em desconformidade com a Palavra”. Na verdade. Cantar não tem nada a ver com a doutrina de salvação que muitos confundem. 
COMO?
Com alegria. “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; celebrai o Deus de Jacó. ” (Sl 81.1)
Como vencedor. “Aplaudi com as mãos, todos os povos; cantai a Deus com voz de triunfo” (Sl 47.1)Com prazer. “Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.” (Sl 9.2) Com o coração puro. “Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei.” (Sl 57.7) Com equilíbrio espírito-material. (boa canção, unção, ensaio, bom regente) “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” (1 Co 14.15).  Com boa qualidade. “Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” (Sl 33.3); Com inteligência. “Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência.” (Sl 47.7) Com renovação de repertório. “A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e com o instrumento de dez cordas te cantarei louvores.” (Sl 144.9); Com acompanhamento de instrumentos musicais. “Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto.” (Sl 98.5); Com gratidão. “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. ” (Cl 3.16 - ERA).
PORQUE?
Porque Deus nos livrou dos malfeitores. “Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores. (Jr 20.13); Deus nos deu Vitória sobe os nossos adversários. “Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. ” (Ex 15.1); É agradável “Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. ” (Sl 135.3) Deus tem nos feito bem. “Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem. ” (Sl 13.6); Deus faz maravilhas. “Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.” (1 Cr 16.9) Deus é digno de louvor. “Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.” (Sl 18.3); Atenção! Nunca se deve cantar na Igreja somente porque um outro cantou, ou para disputar quem canta melhor, ou porque ensaiou, ou porque veio de longe. Ás vezes o período reservado para os cantores fica curtos e os dirigentes ficam em grande apuro por causa da Pregação que não pode ser desprezada, em nossas Igrejas.
ONDE? 
Em toda a terra. “Cantai ao SENHOR em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação.” (1 Cr 16.23); Nos mares e ilhas. “Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor, desde o fim da terra, vós que navegais pelo mar e tudo quanto há nele; vós, ilhas e seus habitantes.” (Is 42.10); Na presença dos deuses. “Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.” (Sl 138.1); Na presença dos ímpios. “e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome.” (Rm 15.19); No templo. “Louvai ao SENHOR! Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos.” (Sl 149.1); Nos cultos. (ar-livre, teatro, cinema, colégio, estádio, câmara dos deputados, dos vereadores, senado federal, palácio do presidente, plataforma de petróleo, no lar, nos quartéis, no navio, em casa, na escola, etc) “Louvai ao SENHOR! Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos.” (Sl 149.1); Na prisão. “Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.” (At 16.25); Onde for adequado, nunca em lugares indevidos: “Como quem se despe num dia de frio e como vinagre sobre feridas, assim é o que entoa canções junto ao coração aflito” (Pv 25.20 – ERA).
QUANDO?
Enquanto viver ou existir. “33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto existir.” 33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto existir. (Sl 104.33); Quando estiver alegre “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.” (Tg 5.13). Agora. O tempo de cantar chegou “Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra” (Ct 2.12).
AFINAL, O TEMPO DE CANTAR CHEGOU.

2 comentários:

Silvio Araujo disse...

Muito bom!

Estou seguindo seu blog. Visite-nos também!

silvio-araujo.blogspot.com
vedeoscampos.blogspot.com

A paz do Senhor

Aguia Real das Montanhas disse...

Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

Saiba qual o erro do novo CD da damares

http://www.assembleiabelem.br22.com/word/musica4.html

Aproveite e Acesse nosso site

www.assembleiabelem.br22.com