1 de mar de 2010

HISTORIA DO PENTECOSTALISMO

                                  SEGUNDA PARTE.


                      A TEOLOGIA PENTECOSTAL E AS MISSÕES.

Embora os evangelicos do seculo XIX adotassem, em sua grande maioria, os conceitos amilenistas ou pós-milenistas, era este que captava o espirito daqueles tempos.Escritores de todas as tendencias, desde Charles Darwin até John Henry Newman e Charles Hodge, utilizaram-se das descobertas e do progresso da ciencia na formação da doutrina e da escatologia, respectivamente. Outros, porem, chegaram á conclusão de que a condição da raça humana haveria de piorar ainda mais até a volta iminente de Cristo.
O Modo sombrio como os pré-milenistas avaliaram o futuro imediato gerou enormes preocupações entre os que haviam assumido o compromisso com a evangelização mundial. A maior parte do movimento missionario dedicara muito tempo e energia á construção de escolas, orfanatos e ambulatorios medicos, com a finalidade de aproximar as populações indigenas da cultura ocidental, procurando induzi-las á conversão. Devido a essa ênfase secundária dada ao evangelismo, o numero real de convertidos revelou ser tão pequeno, que chegavam a ser preocupante. As interpretações pré-milenares de Daniel e Zacarias e Apocalipse; o aparecimento do movimento sionista ; a corrida armamentista de 1890; e o fim do século que se aproximava, levaram muitos a perguntar angustiadamente como os milhões não alcançados ouviram a mensagem do evangelho a fim de se salvarem da destruição eterna.
A soma dos títulos de Cristo como Salvador, Batizador ( Santificador), Medico e Rei Vindouro, descrita como o ''evangelho integral'' ou o '' evangelho pleno '', refletia o desejo de se restaurar o cristianismo do novo testamento nestes ultimos dias. O interesse generalizado pelo batismo e dons do Espirito Santo convençeu alguns de que Deus concederia o dom de línguas a fim de equipá-los com idiomas humanos identificáceis ( xenolalia) para que pudessem anunciar o evangelho noutros países, agilizando assim a obra missionária.
Em certa acasião, o reavivamento na ACM em topeka, estado de Kansas-sudão, cujos membros não demoraram a partir para o campo missionario, na Àfrica Ocidental. Passando pela cidade de Nova York, Visitaram os escritorios de A.B Simpson, onde ouviram as suas opinões sobre a cura divina. E, Assim tornaram-se confiantes: A vida singela na fé no poder do Espirito Santo os capacitaria a enfrentar qualquer acontecimento futuro. Leiamos este relatos: '' Dois dos seus principios supremos eram a cura pela fé e os dons pentecostais de linguas;nenhum remedio devia ser tomados, e nenhum dicionario ou gramatica consultado ''. O grupo foi acometido pela febre maligna; dois morreram, recusando a quinina. Embora a expedição terminasse em tragedia, o ideal continuou vivo.
Em, 1897, o autor e líder do movimento sa santidade W.B Godbey, dise que o dom de linguas era destinado a desempenhar um papel de destaque na evangelização do mundo pagão e no cumprimento profetico glorioso dos ultimos dias. todos os missionarios nos países pagãos deviam buscar e esperar esse dom que os capacitaria a pregar fluentemente no vernaculo. Eles, porem, não deveriam descurar em seus esforços. Esta esperança era compartilhar por muitos outros.


                                       CONTINUA.....

Um comentário:

martins111 disse...

Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/