27 de jan de 2010

ERROS DE FINIS JENNINGS DAKE (1902-1987)

Os erros de Finis Jennings Dake (1902-1987) não são meras questões secundárias, mas sim expressões de heresias perniciosas para o Corpo de Cristo. Aliás, a “Confissão Positiva” de Finis Dake é o maior mal da igreja evangélica no século XX.
- “Ah, existem muitas coisas boas nos escritos de Dake”. Podemos dizer o mesmo de Kenneth Hagin. Agora, vamos propagar Hagin? Jamais! Apesar das boas coisas, os modismos e heresias são perniciosos.
- As confusões de Dake com um assunto tão delicado como a Trindade, fez dela uma pessoa despreparada para escrever uma obra de ensino. Seus ensinos transparecem tantos enganos, que os toques de verdade acabam conduzindo para o erro. Assim como escreveu o teólogo pentecostal norte-americano Joseph Chambers:
A Bíblia de Estudo Dake é, sem dúvida, repleta de comentários questionáveis. Não é o material de leitura para jovens, novos convertidos ou ministros cristãos sem discernimento. Tem verdade apenas o suficiente para fazer o seu erro parece plausível e convincente. Ele certamente tem convencido uma série de pentecostais e neopentecostais contemporâneos. Ninguém diria que ele é singularmente responsável pela confusão teológica que estas igrejas estão cheias, mas nem ele deveria ser perdoado por sua parte. Muitas vezes, quando uma figura como Dake está morto, seu ensino se torna ainda mais poderoso e aceito. Homens e mulheres piedosos devem retornar para a simples Palavra de Deus de se desprender de figuras populares para fazer sua interpretação da verdade. A Bíblia irá interpretar a si mesmo se você: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Timóteo 2.15).
- Uma obra fraca, cheia de erros doutrinários e de um simplismo absurdo... Ora, para que publicar tal Bíblia de Estudo quando existem tantos livros bons para serem publicados? Ora, posso indicar uma extensa lista de livros ótimos em inglês, de autores pentecostais, que ainda não foram publicados no Brasil, como The Charismatic Theology of St. Luke de Roger Stronstad. Por que perder tempo com essa péssima peça da literatura evangélica? Era melhor publicar Roger Stronstad, Gordon D. Fee, Donald Gee etc. Bons teólogos pentecostais que se adéquam e aperfeiçoam a teologia assembleiana.
- Finnis Dake era um especulador de primeira, fazendo conjecturas absurdas. Na versão original em inglês ele afirmou que Deus tem um corpo e mora no céu, que é um planeta físico: "A Bíblia declara que Deus tem um corpo, uma forma... e todas as outras coisas que constituem um ser ou uma pessoa como corpo, alma e espírito.. Heaven (em si é um planeta material com cidades, palácios, mobiliário, habitantes, condições de vida, etc.). " (Dake's Reference Bible: New Testament, 280). Ora, uma mente tão fértil como essa serve como um mestre da Palavra?
- Por último. A editora deveria tomar mais cuidado com parcerias. Ora, a CPAD com Editora Atos? A editora do pastor Gary Haynes é um exemplo de divulgadora de modismos nesse país, tais como “batalha espiritual” no estilo Neuza Itioka e a chamada “adoração extravagante”. Sugiro uma parceria com a Editora Vida Nova, pois essa ainda desfruta de credibilidade.
Algumas observações
Nesse texto não quero sugerir que exemplares da Bíblia de Estudo Dake sejam retiradas do mercado. Tudo isso não ajuda, mas alimenta ainda mais a confusão. O que quero discutir aqui nesse espaço o porquê do erro ao publicar uma obra como essa. E como lido acima, grande foi o equívoco de publicar a referida Bíblia de Estudo pela CPAD.
Ora, também não estou defendendo um Index Librorum Prohibitorum, ou seja, uma lista de livros proibidos. Creio que cada crente deve cultivar o discernimento, e ser capaz de ler qualquer coisa. Agora, o erro é uma editora dedicar tempo e dinheiro em uma obra tão desnecessária. Ninguém está proibido de ler Dake. Agora, não deveríamos recomendar Dake. A Bíblia de Estudo Dake só serve para a cabeceira da cama de Benny Hinn.
Nesse artigo não estou alimentando nenhuma “teoria da conspiração”, como se a editora publicasse uma obra herética com motivos escusos. Creio que foi um grande vacilo, mas com boas intenções. Agora, de boas intenções... A editora descuidou, e acabou publicando uma obra que não deveria. A melhor saída é parar com propagandas e não imprimir novas edições. Assim a CPAD manterá sua imagem de cuidadosa com a ortodoxia. E resgatando assim a imagem de uma editora que está a caminho de uma maior consolidação teológica. Em entrevista para o Blog Teologia Pentecostal, o Dr. Paulo Romeiro falou: “É bom lembrar que a CPAD tem publicado, nos últimos anos, excelentes obras por excelentes autores, respeitados também pelos irmãos de linha reformada. Creio que com isso, o pentecostalismo passa a contribuir para o fortalecimento do protestantismo no Brasil”. Que ela continue assim!

5 comentários:

Anônimo disse...

meu irmão em cristo voce esqueceu 1 corintios 6 12 e voce esqueceu que nem uma folha cai da arvore sem a permisão de DEUS,acha que as coisas saem do controle de DEUS,com 2 anos de convertido eu conprei a biblia de estudo dake ela é otima.

Anônimo disse...

Na minha opinião Bíblia de Estudo DAKE é a melhor bíblia ja criada ela tem
500.000 referências cruzadas;
35.000 notas de comentários;
8.000 esboços para sermões;
Definições de palavras do grego e hebraico; Estudos temáticos de cada livro;
Mapas E muito mais.

RECOMENDO QUE COMPREE

Anônimo disse...

Ganhei omanual Biblico Dake de presente.Acho uma doutrina de condenacao,acredito na salvacao graca,se vce aceitou Jesus esta salvo,qto ao nascer de novo e obra do Espirito Santo.Ele martela que vce tem que viver uma vida santa sem pecado,impossivel.

Tinbass disse...

Paz e que o Senhor Deus abençoe a nós todos. Gostaria de dizer que não existem Bíblias de estudo definitivas e que todas sem exceção tem a tendencia doutrinária evidente de quem as elaborou.Tenho várias.Gostaria de dizer também que as publicadoras não fazem caridade e vivem de lucros.Vender e ter lucro importa mais que sua alma. DAKE é o menor dos problemas.As livrarias evangélicas estão carregadas de lixo literário e musical. O que importa é que a chave hermenêutica seja JESUS.Doutrinas ,usos e costumes são coisas carnais,coisas de homem. Paz!

Eudes Silva disse...

Amem meu querido Deus continue te abençoando.